loopinfinito
Voltar aos posts
tecnologia

Uma jogada de marketing chamada JavaScript

Depois de conhecer a história por trás do seu lançamento e a revolução causada pela linguagem, vamos entender os pontos que fazem até hoje a linguagem ser a mais popular do mundo.

3 min
Yale Araújo

Contexto

Anualmente empresas de tecnologia como Stack Overflow e GitHub realizam pesquisas com base em seus usuários para saber quais as linguagens de programação mais utilizadas no mundo.

O que não surpreende mais ninguém é que todo ano o JavaScript é apontada como a linguagem número 1.

JavaScript é a linguagem de programação mais utilizada no mundo no ranking de 2024

Muita gente conhece a linguagem e muitas vezes até faz uso dela, mas não sabem exatamente o que é JavaScript, o poder que ela tem e como ela funciona.

Neste artigo, vamos explorar o JavaScript, sua história, como surgiu e como se tornou a linguagem mais popular do mundo.

A Web antes do JavaScript

A internet era um lugar muito diferente do que é hoje. Se você nasceu antes dos anos 2000, certamente você pôde ver a web como ela era antes do JavaScript.

As páginas eram estáticas, feitas com linguagens de marcação como HTML e CSS. E para a época, isso era um grande avanço. Não era possível quase nada de interação com o usuário.

Era possível criar uma página de blog, que usuários pudessem ler, mas não era possível ler comentários ou receber interações de volta. Era um caminho só de ida.

imagem da página da pizzahut em 1995

Surgimento do JavaScript

A empresa Netscape Communications, que desenvolvia o navegador Netscape Navigator (mais tarde viraria o Mozilla Firefox), contratou Brenden Eich para criar uma linguagem de programação para o navegador.

O objetivo principal desta linguagem era dar "vida" as páginas estáticas da época.

Uma página que até então só podia ser lida, agora poderia ser interativa: em tempo de execução alterar o texto, adicionar imagens, receber inputs, e etc.

Isso mudou para sempre a história da internet!

Uma jogada de marketing chamada JavaScript

Até ser concebido, a linguagem foi chamada por diversos nomes dentro da Netscape: já foi Mocha, LiveScript, até que finalmente foi renomeada para JavaScript.

Na época a linguagem que bombava entre os programadores era a Java. E os nomes escolhidos até então não eram bons o suficiente para o mercado da época.

Então a Netscape fez uma incrível jogada de marketing e batizou a linguagem de JavaScript: Java + Script.

Java fazia referência a linguagem mais popular do momento e Script era um termo utlizado para descrever um código leve, enxuto e rápido.

A intenção era simples: chamar a atenção da comunidade de programadores da linguagem mais popular da época.

A linguagem mais popular do mundo

Depois de conhecer a história por trás do seu lançamento e a revolução causada pela linguagem, vamos entender os pontos que fazem até hoje a linguagem ser a mais popular do mundo.

Linguagem de alto nível

As linguagens de programação funcionam principalmente como abstrações da comunicação entre o programador e a máquina. Se não fossem elas, programadores precisariam se comunicar diretamente com processadores, o que seria um processo muito complexo e difícil.

Quanto mais alto o nível da linguagem, mais próxima a linguagem está da linguagem humana, e portanto, mais distante da máquina.

O JavaScript é uma linguagem de alto nível, os seus recursos e sintaxes são basicamente termos em inglês, isso facilita a compreensão e o uso da linguagem para quem ainda está começando.

Multiplataforma

Na área software existem diferentes plataformas de desevolvimento. Web, mobile, desktop, IoT, etc. O JavaScript está presente em quase que todas elas. Se você trabalha com desenvolvimento web, não precisa aprender uma nova linguagem para fazer um app mobile. Isso é uma grande vantagem que outras linguagens não possuem.

Multiparadigma

Os paradigmas de programação são formas de estruturar o código de uma linguagem. A forma com que um software é estruturado facilita a manutenção e o reaproveitamento de código. É fácil bater o olho e entender o que aquele algoritmo faz quando se usa uma estrutura clara bem definida de código.

Muitas linguagens possuem paradigmas de programação pré definidias (built-in), Java é orientado a objetos, Haskell é funcional, C é procedural, etc.

JavaScript é uma linguagem multiparadigma, isso significa que ela suporta várias maneiras de estruturação de código, como orientação a objetos, funcional, etc. Você organiza seu código da maneira que achar mais conveniente.

A linguagem do navegador

A web é plataforma de software que mais cresce no mundo e é exatamente onde o JavaScript nasceu para ser executado. Se tem um navegador, tem um JavaScript.

Conclusão

O JavaScript surgiu em 1995 quando a web ainda era mato. A linguagem é considerada divisora de águas na história da internet.

JavaScript já foi Mocha, LiveScript e terminou sendo chamada de JavaScript. Hoje, acredite se quiser, o nome oficial é ECMAScript, pois a empresa Sun Microsystems (atual Oracle, dona da linguagem de programação Java) é quem detém os direitos do nome JavaScript.

JavaScript todo ano é reafirmada como a linguagem mais popular do mundo. Os principais pontos que fazem a linguagem ser tão querida pela comunidade são: alto nível de abstração, multiplataforma, multiparadigma e ser a linguagem oficial do navegador.